DEZEMBRO DE 2010 - JANEIRO 2011
Queridos amigos, artistas colegas e
IR-MANOS ARTISTAS LATINOAMERICANOS.
No dia16 de Dezembro no Atelier Livre da Prefeitura se féz a entrega dos Certificados de Participação das exposições de “RECRIANDO O PLANETA” realizadas em BUENOS AIRES - ARGENTINA e no QUITO - EQUADOR considerada a mais importante do Mundo em seu gênero e nesta oportunidade, o projeto “RECRIANDO O PLANETA” recebe Menção Especial.
Na abertura do Encontro, a artista Monica Kabregu Diretora de Projetos, do Centro IR-MANOS ARTISTAS LATINOAMERICANOS relatou sobre as características particulares da III BIENAL INTERCONTINENTAL DE ARTE INDIGENA Y MILENAR. Falou sobre o pensamento dos expositores em relação a suas origens, e em particular do interesse dos artistas participantes, de buscar suas identidades,enfatizando que a característica marcante da III Bienal foi a força de expressão de America como um grande Movimento de Arte .
Na sua palestra Mónica estimulou a os artistas, na confiança que, ”os artistas latino-americanos temos muito para ensinar e descobrir em nossas origens, para mostrar e apresentar no mundo todo”.
Neste momento de confraternização foi possível apreciar a importância da III BIENAL INTERCONTINENTAL DE ARTE INDIGENA E MILENAR , assim como os conteúdos das obras apresentadas por os 16 países participantes, num conjunto de 80 expositores de altíssima qualidade de vários Continentes.
Podem verse as fotos de alguns artistas e sua obra: do Mestre peruano Juan de La Cruz Machicado artista “ costumbrista” que criou o cartaz da exposição; reconhecido por possuir prêmios internacionais em várias exposições, atualmente radicado em Cuzco;de Enrique Galdos Rivas, um dos principais representantes do abstracionismo ancestral em Latino America e que na Bienal festejou os 50 anos de vida artística,do gravurista Dante Calumani um dos mais importantes da America Latina assim como de jovens artistas de excelente qualidade.
“IR-MANO ARTISTAS LATINOAMERICANOS” e uma grande comunidade de artistas IR-MANOS, compartilhando experiências, na certeza que todos devemos crescer juntos e esta característica deve perpetuar.
A ARTE É PARA SUMAR + ESPALHAR + CRECER+ COMPARTILHAR.
Um grande abraço. Que as ARTES continuem sendo a arma da paz na nossa caminhada, e no respeito do sagrado em nossa vida.
PEPE, MÓNICA KABREGÚ y CALUMANI